sexta-feira, 18 de abril de 2014

DONS DE REVELAÇÃO

  •  2º Trimestre 2014 Lição 3
  •  Dons Espirituais e Ministeriais Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
  • TEXTO ÁUREO
  •  “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1Co 14.26).
  • VERDADE PRÁTICA
  •  Os dons de revelação divina são indispensáveis à igreja da atualidade, pois vivemos em um tempo marcado pelo engano. 
  • INTRODUÇÃO
  •   Os dons de revelação constituem parte da revelação de Deus, concedida ao homem salvo, para que, por eles, a “multiforme sabedoria” divina seja manifestada no meio da Igreja, e os crentes em Jesus sejam protegidos das sutilezas do Adversário e das maquinações humanas contra a fé cristã.  Precisamos, de maneira indispensável, dos dons espirituais, tanto para cumprirmos a missão confiada por Cristo, quanto para lutar e vencer “as hostes espirituais do mal nos lugares celestiais” (Ef 6.12). Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Ef 6.12 (NTLH).
  • 7.  Sem os dons, a igreja local não passa de uma comunidade humana, uma associação religiosa, com um “vale de ossos”. Transformados em corpos com tecidos humanos, mas sem vida.  Tem estruturas humanas, ministeriais, demominacionais, intelectuais, políticas e administrativas, mas não com o poder de Deus em sua vida institucional.  Os dons espirituais propiciam a provisão divina para a igreja cumprir a sua missão , concedida por Cristo, de proclamar o evangelho por todo o mundo e a toda criatura.
  • 8.  Manifestação sobrenatural da sabedoria de Deus. Não se trata do resultado de qualquer esforço humano em se conhecer a sabedoria divina  nem tampouco do nosso crescimento espiritual. É um dom de Deus. Através desse dom é-nos revelada uma situação, ou problema específica para que, em palavras e atos, possamos agir de maneira adequada. 1 Co 2.4-6  Importante analisarmos primeiro o que é a sabedoria.
  •  I – PALAVRA DA SABEDORIA
  •  1. Conceito.
  • 9.  Como ensina o pastor João da Cruz Parente, articulista do Portal Escola Dominical, sabedoria é a “capacidade de tomar decisões corretas”.  Este mesmo pastor transcreveu o que diz a respeito a Bíblia de Aplicação Pessoal, que ora transcrevemos: “Sabedoria significa ‘discernimento prático’.  Começa com o respeito a Deus, conduz a um viver correto, e resulta em habilidade aumentada para dizer o que é certo ou errado.
  • 10.  Deus possui toda a sabedoria e todo o conhecimento. Ele sabe tudo, mas nunca revela tudo quanto sabe; simplesmente nos dá uma palavra daquilo que sabe.  Por isso não é dom da sabedoria e sim o dom da palavra da sabedoria que Deus revela ao homem. A palavra da sabedoria é uma revelação sobrenatural pelo Espírito de Deus, no tocante ao plano e propósito divinos na mente e na vontade de Deus.
  • 11.  Embora na Antiga Aliança os dons espirituais não fossem plena e claramente evidenciados como na Nova, alguns episódios do Antigo Testamento vislumbram o quanto Deus conferia aos homens sabedoria do alto para executar tarefas ou tomar decisões.  Um exemplo disso é a revelação e a interpretação dos sonhos de Faraó através de José, o filho de Jacó (Gn 41.14-41).
  •  I – PALAVRA DA SABEDORIA 
  • 2. A Bíblia e a palavra de Deus.
  •   Ele não apenas interpretou os sonhos de Faraó, mas trouxe orientações sábias para que o Egito se preparasse para o período de fome que estava para vir.  A habilidade do rei Salomão em resolver causas complexas, igualmente, é um admirável exemplo de dom da sabedoria no Antigo Testamento (1Rs 3.16-28; 4.29-34).  Somente com a sabedoria de Deus é que podemos resolver questões complexas.
  •  Em o Novo Testamento podemos tomar como exemplo de palavra da sabedoria a exposição da Escritura realizada pelo diácono e primeiro mártir cristão, Estevão. O livro de Atos conta-nos que os sábios da sinagoga, chamada dos Libertos, “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava” (At 6.9,10).  A palavra da sabedoria é conhecimento dado pelo Espírito que capacita o crente a perceber, falar e agir em circunstancias tais que os elementos naturais se tornam inúteis (Tg 3.17). E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava. At 6.9,10 (ARC). Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Tg 3.17 (ARC).
  •   A palavra de sabedoria é de grande valor na tarefa do aconselhamento pessoal e em situações que demandam uma orientação no exercício do ministério pastoral. Entretanto, tenhamos cuidado para não confundir a manifestação desse dom com o nosso desejo pessoal.  Lembremo-nos de que Deus manifesta os dons em nossas vidas segundo o conselho da sua sabedoria, não da nossa. Tenhamos maturidade e cuidado no uso dos dons!
  •  I – PALAVRA DA SABEDORIA
  •  3. Uma liderança sábia.
  •   Há o conhecimento natural que um homem adquire no decorrer da sua vida, por experiências, estudos, leituras, convivência com outras pessoas, viagens, pesquisas, buscas constantes motivadas pela ânsia de saber.  A palavra da ciência é uma revelação sobrenatural que Deus concede aos crentes em certos momentos de suas vidas, com a finalidade de socorrer os seus e manifestar sua glória e poder. As palavras da ciência e da sabedoria se completam.
  •   A primeira permite conhecer os segredos divinos; a segunda leva o crente a aplicar corretamente os conhecimentos revelados. O Espírito Santo revela de modo sobrenatural o plano e qual o propósito de Deus ao individuo para o futuro , através de uma Palavra de sabedoria.  É uma palavra somente, e não toda a sabedoria de Deus, pois é impossível para o ser humano ter toda a sabedoria. Devemos entender que não se trata da sabedoria natural que o homem utiliza para o dia a dia, pois essa Tiago 1.5 diz que podemos pedir que Deus dá a todos liberalmente. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Tg 1.5 (ARC).
  •   A Bíblia fala de três tipos de sabedoria:  l) Aquela que chamamos de Sabedoria humana para as questões da nossa vida;  2) A sabedoria Satânica usada para o mau;  3) A Sabedoria de Deus que usamos para engrandecer o Criador. De acordo com a Palavra de Deus esse dom atua em conjunto com o dom do conhecimento. (Atos. 9:10-16, 11:28-30;) Sabemos que nos últimos dias o dom da palavra de Sabedoria estará atuando grandemente no seio da Igreja do Senhor.
  • 18.  Este dom muito se relaciona ao ensino das verdades da Palavra de Deus, fruto do resultado da iluminação do Espírito acerca das revelações dos mistérios de Deus conforme aborda Stanley Horton, em sua Teologia Sistemática (CPAD).  Este dom também se relaciona à capacidade sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao crente para este conhecer fatos e circunstâncias ocultas.
  •  II – PALAVRA DA CIÊNCIA
  •  1. O que é ?
  •   O Pastor Elinaldo Renovato escreve em seu livro: “É manifestação da ciência ou do conhecimento de Deus, concedido ao homem salvo.  Pode ser dado por sonho, por visão, por revelação especial, por voz de Deus na mente, operando na esfera humana, no seio da igreja; sendo um conhecimento sobrenatural propiciado por Deus. Paulo fala de “todos os mistérios e toda a ciência” (1 Co 13.2).  Mas tudo isso só têm valor se for sob a graça do amor de Deus. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. 1Co 13.2(NTLH).
  •   Através desse dom, o crente penetra nas profundezas do conhecimento de Deus (Ef 1.17).  A Palavra de Deus mostra exemplos desse dom. Quando Jesus pregava para a mulher samaritana, soube detalhes da vida dela, que o conhecimento humano não teria condições de alcançar naquela circunstância de um encontro inesperado.  A palavra da ciência não é adivinhação nem expressão de tentativa de erro e acerto. É dada pelo Espírito Santo E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. Ef 1.17 (NTLH).
  • 21.  O dom da palavra da ciência não visa servir a propósitos triviais, como o de descobrir o significado dos tecidos do Tabernáculo ou a identidade da mulher de Caim, etc.  Isto é mera curiosidade humana, e o dom de Deus não foi dado para satisfazê-la. A manifestação sobrenatural deste dom tem a finalidade de preservar a vida da igreja, livrando-a de qualquer engano ou artimanha do maligno.
  •  II – PALAVRA DA CIÊNCIA 
  • 2. Sua função
  •  Esse dom revela coisas que não são percebidas pela visão natural. É uma revelação sobrenatural do Espírito Santo ao ser humano de fatos e informações que seriam impossíveis de serem conhecidos se não fossem liberados da mente de Deus e pode envolver pessoas, lugares e objetos.  É uma palavra de conhecimento do presente ou de alguma coisa do passado que Deus quer revelar, para que seu nome seja engrandecido e glorificado.
  • 23.  Ao profeta Eliseu foram revelados os planos de guerra do rei da Síria. Quando o rei sírio pensou em atacar o exército de Israel, surpreendendo- o em determinado lugar, o profeta alertou o rei de Israel sobre os planos inimigos (2Rs 6.8-12).  Outro exemplo foi a revelação de Daniel acerca do sonho de Nabucodonosor, quando Deus descortinou a história dos grandes impérios mundiais ao profeta (Dn 2.2,3; 17-19).
  •  II – PALAVRA DA CIÊNCIA 
  • 3. Exemplos bíblicos da palavra da ciência
  • 24.  Em o Novo Testamento, esse dom foi manifesto quando o apóstolo Pedro desmascarou a mentira de Ananias e Safira (At 5.1-11).  O dom da palavra da ciência não é adivinhação, mas conhecimento, concedido sobrenaturalmente, da parte de Deus.  É a mensagem divina, diretamente do Espírito Santo ao coração. Quando o profeta Samuel disse a Saul que as jumentas do pai já haviam sido encontradas, foi pela ciência ou conhecimento de Deus (1 Sm 9.15-20).
  •   É uma capacidade sobrenatural dada por Deus ao crente para discernir a origem e a natureza das manifestações espirituais. De acordo com o termo grego diakrisis, a palavra discernir significa “julgar através de”; “distinguir”.  Ela denota o sentido de “se penetrar da superfície, desmascarando e descobrindo a verdadeira fonte dos motivos”. Stanley Horton afirma que este dom “envolve uma percepção capaz de distinguir espíritos, cuja preocupação é proteger-nos dos ataques de Satanás e dos espíritos malignos” (1.Jo 4.1) III– DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS 1. O dom de discernir espíritos Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 Jo 4.1 (ARC).
  •   Como as palavras da ciência e da sabedoria, o dom de discernir os espíritos é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo que permite conhecermos a natureza e o caráter dos espíritos.  Ajuda o crente a separar o falso do verdadeiro, o puro do impuro, o santo do pecador, o joio do trigo e, especialmente, a intenção dos corações.  O profeta Elizeu, homem de Deus, desmascarou o espírito de engano em seu servo que desejou tomar de Naamã um talento de prata e duas mudas de roupa, como pagamento da cura de sua lepra. O pobre Geazi herdou apenas a lepra.
  •   Os que compram e vendem os dons de Deus morrem leprosos, mesmo que esta doença não seja visível no corpo, inunda a alma com a imundície deste pecado, chamado de simonia (2 Reis 5.20-27).  É no Novo Testamento que este dom se manifesta em todo o seu vigor, revelando os espíritos maus e enganadores dos últimos tempos.  Em Atos 16.16-18, Paulo enfrentou uma situação na qual precisou discernir os espíritos. Ele conheceu a origem daquela bajulação e expulsou o demônio em nome de Jesus Cristo. Os crentes precisam exercer este dom na atualidade, quando o espírito de mentira está em muitos lábios, tanto ou mais que nos dias dos apóstolos.
  •   Ao longo das Escrituras podemos destacar três origens das manifestações espirituais no mundo: Deus, o homem e o Diabo. Uma profecia, por exemplo, pode ser fruto da ordem divina ou da mente humana ou ainda de origem maligna. Como saber?  Aqui, o dom de discernir os espíritos tem o papel essencial de preservar a saúde espiritual da congregação. Segundo nos ensina o pastor Estêvam Ângelo, o “discernimento de espíritos não é habilidade para descobrir as faltas alheias”
  • . III– DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS 
  • 2. As fontes das manifestações espirituais.
  • 29.  O dom não é uma permissão para julgar a vida dos outros. Esta habilidade conferida pelo Espírito Santo para reconhecer a identidade dos espíritos que estão envolvidos nas atividades terrenas, bons ou maus.  É um dom que traz clareza a igreja do Senhor, traz a luz as confusões e orienta. Tem como propósito proteger, guardar, guiar e alimentar os Filhos de Deus.  Hoje estamos passando por manifestações sobrenaturais e muitas vezes o povo de Deus não sabe de onde vem, se de Deus ou do diabo. Nem todo milagre está vindo de Deus pois Satanás também é um espírito sobrenatural.
  •  A Palavra de Deus nos ensina que os espíritos devem ser provados. Toda palavra que ouvimos em nome de Deus deve passar pelo crivo das Sagradas Escrituras, pois o Senhor Jesus nos advertiu sobre os falsos profetas.  Ele ensinou-nos que os falsos profetas são conhecidos pelos “frutos que produzem”, isto é, pelo caráter (Mt 7.15-20). Jesus conhece o segredo do coração humano, mas nós não, e por isso precisamos do Espírito Santo para revelar-nos a verdadeira motivação daqueles que falam em nome do Senhor.
  •  III – DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS 
  • 3. Discernindo as manifestações espirituais.
  •   Somos advertidos contra os falsos profetas. Devemos prestar atenção para não sermos enganados ou nos deixar impressionar por eles. Profetas são aqueles que preveem as coisas que vão acontecer.  Cristo, que além de Messias era um Profeta e um Mestre enviado por Deus com a missão de enviar outros mestres que com Ele aprendessem, está nos advertindo a prestar atenção nos impostores.
  •   Ao invés de terem a pretensão de curar as almas com tuna doutrina saudável, eles não fazem mais do que envenená- las. Paulo cita como exemplo digno de ser seguido o povo de Beréia, os quais conferiam toda palavra de Paulo nas Escrituras.  Aqui está uma grande necessidade da igreja hoje - muitos crentes são “analfabetos” bíblicos. Esta é a causa de tantas heresias infiltradas em nosso meio. Sem dúvida, o dom discernir os espíritos é uma urgência hoje, pois esta é uma das maneiras pelas quais os discípulos de Cristo poderão ser desviados do caminho ao céu, o que torna o fato uma advertência necessária.
  •  CONCLUSÃO  A Igreja de Jesus necessita dos dons de revelação para discernir entre o certo e o errado, entre o legítimo e o falso.  Os falaciosos ensinos e as manifestações malignas podem ser desmascarados pelo dom do discernimento dos espíritos. Que Deus conceda à sua igreja dons de revelação para não cairmos nas astutas ciladas do Maligno.  Deus em Cristo Jesus continue vos abençoando.
  • FONTE DE CONSULTA
  •   Bíblia Sagrada
  •   Livro Dons Espirituais e Ministeriais 
  •  Internet 

  •  

6 comentários:

  1. A paz! Muito bom esse estudo. Era o que eu buscava entender. O sr. me diz qual o autor desse livro de sua consulta? gostaria de lê-lo.
    Deus o abençoe mais e mais. Vai nessa força!

    ResponderExcluir
  2. Irmão, estava conversando com o meu bispo, e saiu de mim, palavras estranhas, sem eu pensar, para ele, dizendo que ele veria o filho dele crescer( a esposa dele está gravida) mas não veria-o por muito tempo. E aí, chatiado, ele disse para mim que eu iria morrer em um mês. O que eu faço: será que foi de DEUS o que eu disse, ou não ? E será que foi de DEUS o que ele disse também, ou não ? Eu não estava pensando nisso, saiu de minha boca. O que eu faço irmão ? Isso ocorreu hoje na igreja que eu congrego. Eu não teria coragem para falar algo de ruim a ele, mas as palavras sairam da minha, sem eu quer e sem eu pensar nelas. Nem estava pensando nelas. Por favor, o irmão pode me ajudar com isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do senhor
      irmã o que voce falou veio da parte de Deus sim o seu pastor não esta fazendo coisas agradaveis aos olhos de DEUS. abra a sua boca e só fale o que o senhor lhe mandar porque ele se responsabiliza nunca agrade ao homem da terra mais sim só DEUS que é o dono da sua vida e não se preoculpa não pq Deus ainda quer te usar muito nesta terra dos viventes.

      Excluir
  3. Irmao eu recebie uma profecia e tudo se cumpriu Deus usou uma irma tudo aconteceu e disse que ia ter um levante na minha família eu vigiasse e fechasse a boca so que ela falou de homem no face e nos ultimos tres meses nos estava no pé de guerra eu achava que era outra pessoa só que em meio a confusao eu falei pra ela que era ela a e contei tudo ela se magou e se afastou de mim eu fiz errado
    Agora estou orando o senhor Deus sabe de tudo
    Mais depois que revelei tudo ficou na paz e Deus abriu uma porta pra ela ela ta muito feliz
    E no final deus disse ora profeta pra mim que estava provando minha fé

    ResponderExcluir
  4. Eu estava numa tempestades em momento algum ela mim deu palavras de Deus só palavras de Desânimo
    Ai a tempestades parou
    Quando falei pra ela disse que eu nao vie Deus nela ela so entendeu tudo errado
    Confesso que nunca fui provada dessa maneira com minha cunhada que sempre dizia ela era minha cunhada preferida
    As palavras dela pra mim só mim entristecia eu magoava e ela mim magoava eu levei até nome de mulher obsecada por ela
    Ta reeprendido por gostar dela e brincadeiras que nao tava agradando ao senhor
    Eu creio que Deus entrou em cena e colocou tudo no lugar

    ResponderExcluir