quarta-feira, 17 de abril de 2013

Achado para fazer missões

At 11.21-25
Nessa narrativa destes versículos,  tem início a expansão da Igreja e  uma grande obra missionária estava começando, um grupo de discípulos são dispersos pela perseguição que houve por causa da morte de Estevão no cap. 7,  e no capítulo 8 de Atos também acontece uma grande perseguição onde um outro grupo de  discípulos também são dispersos pelas terras da Judéia e Samaria, os Apóstolos porém ficaram em Jerusalém.

                O capítulo 8 e o capit. 11 que lemos são uma narrativa simultânea, tanto o capítulo 8 como o 11 falam acerca de uma grande perseguição. Só que um grupo de discípulos entrando em Antioquia começam a anunciar o Senhor Jesus Cristo, e a mão do Senhor era com eles, a graça do Senhor era com eles, a alegria do Senhor era com eles e logo chegou a fama destas coisas aos líderes da igreja que estava em Jerusalém e enviaram Barnabé até Antioquia e quando ele chega lá,  que vê a graça de Deus naquele lugar se alegra. Porque aonde tem a presença de Deus é motivo para nos alegrarmos, aonde tem a presença de Deus acontece alguma coisa e  é motivo para que entendamos que Deus quer alegrar a sua vida, quer mudar a tua história, quer trazer até você um novo rumo na sua vida. E nós podemos entender algumas coisas do porque que a Igreja que estava em Jerusalém mandara Barnabé para Antioquia. Não mandaram ele porque era bonito, alto ou rico, podemos destacar algumas qualidades desse obreiro: 1ª Barnabé era Dizimista e ofertante na obra de Deus At 4.37;
                 2ª Barnabé era homem de bem, não era do movimento, do disse e me disse, da fofoca, da confusão, não, ele era homem de bem; 3ª Barnabé era cheio do Espírito Santo e quem é cheio do Espírito Santo não se mete em problemas, não cria confusão, não dá trabalho a pastor, não dá trabalho na escola; 4ª Barnabé era homem de fé, ele acreditava no que Deus iria fazer alí, ele não perguntou quanto aquela igreja iria render, quantos membros tinha naquela igreja, se todos eram dizimistas, se era um templo grande, não,  ele não perguntou isso, ele acreditava na obra missionária, no trabalho que o Senhor iria realizar naquele lugar, e se você acredita que Deus irá abençoar, fazer prosperar o trabalho que você está fazendo, fazer de você um homem, uma mulher, um jovem cheio de fé, levante a mão para o céu e glorifique o nome desse Deus tão poderoso; e 5ª e última qualidade que podemos dizer de Barnabé é que ele não gostava de trabalhar sozinho, ele reconhecia que o outro também tem chamada de Deus, que o outro também é benção nas mãos do Senhor, porque tem gente que acha que só ele faz a obra de Deus,           só ele louva, só ele prega, só ele ensina,  ei meu filho você está enganado, tem muita gente aí também com disposição,  vontade e chamada de Deus. Barnabé quando chega  em Antioquia logo entende que naquele trabalho missionário também tinha lugar para Paulo e vai até a cidade de Tarso capital da Silícia, província romana, vai buscar ele, porque entendia que Paulo seria útil naquela obra, vai até Tarso e achando-o o conduziu para Antioquia como diz o texto sagrado. E queridos temos que entender algumas coisas, Barnabé já havia estado com Paulo em Jerusalém, sabemos que JESUS tem um encontro com ele no caminho de Damasco, alí acontece a sua conversão, alí ele tem um encontro com Jesus que iria mudar para sempre à sua vida. Paulo aceita a Jesus como salvador de sua vida, o conduzem até Damasco, alí ele fica três dias sem ver, ficou cego com a luz ofuscante de Cristo, nem comia e nem bebia, e o Senhor chega para um discípulo chamado Ananias, o Senhor aparece para ele em uma visão e diz: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
                 E aí queridos eu entendo que o nosso Deus é um Deus de detalhes e que sabe de tudo, conhece você, seu passado e seu futuro. Jesus quando se encontra com Pedro pela primeira vez diz assim lá Evangelho segundo escreveu João 1.42 Tú és Simão presente; filho de Jonas passado; tú serás chamado Cefas futuro; ou seja Ele conhece seu presente, passado e futuro. E disse o Senhor a Ananias: levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está... está fazendo o que amados? Vendo novela ? não, Paulo estava orando, Ananias então entrou na casa, ora por ele e diz que o Senhor o enviou até ele para que recuperasse a visão e que seja cheio do Espírito Santo, começava então uma nova etapa na vida deste grande homem de Deus.
                A Bíblia Sagrada diz que Paulo começou a pregar nas sinagogas e todos ficaram atônitos com aquilo que viam, pois diziam não é este aquele que em Jerusalém perseguia o povo de Deus. Paulo então chega a Jerusalém e tentando se aproximar dos discípulos todos o temiam não crendo em sua conversão, é então que Barnabé aparece, o texto Sagrado diz que tomando-o consigo o trouxe aos apóstolos. Mas não acontece o resultado que Paulo desejava, logo os irmãos acompanharam ele até Cesaréia e o enviam até tarso. Começa então o que chamamos de silêncio Paulino, passa o cap. 10, 11, 12, 13 e é no cap. 13 que Deus cumpre a promessa feita a ele no caminho de Damasco, Paulo passou 14 anos aguardando a promessa. e passa 3 anos por lá, porque Paulo conhecia o Judaismo como ninguém, formado aos pés de um dos maiores doutores na época, Gamaliel, mas precisava conhecer mais a Cristo, precisava conhecer o antigo testamento de uma forma Cristocêntrica.
                 Ele próprio diz isso em Gl 1.17 quando ele vai para a Arábia e passa três anos por lá, depois de 14 anos sobe outra vez a Jerusalém com Barnabé, é o texto que lemos. 14 anos ele espera em silêncio...  Eu não sei quanto tempo faz que o Senhor falou contigo, te fez uma promessa, não sei, mas entenda que no tempo de Deus o Senhor a cumprirá, espere um pouco mais. E aí começamos a entender que Paulo foi achado por Barnabé em primeiro lugar, porque esperou no tempo de Deus... segundo lugar porque ficou no seu lugar, não saiu pulando de um lugar p outro, terceiro lugar não se ofereceu, Ex. de Davi quando o profeta chega na casa de Jessé, quando um profeta ia na casa de alguém, ou sairia um rei dalí ou uma notícia do Céu, Davi é achado atrás das malhadas cuidando das ovelhas, estava trabalhando, não estava desocupado não, as coisas de Deus não são feitas nas pressas, eu creio que quando Barnabé chega em Tarso para busca-lo, Paulo estava trabalhando, pois Paulo tinha um ofício, ele fazia tendas, o costume judaico diz que o filho herda a profissão do pai, seu pai fazia tendas, se avô fazia tendas, 80% da população de Tarso fazia tendas, Paulo estava trabalhando, trazendo recurso p casa, tem gente que não quer trabalhar, diz que vive da fé. E a promessa ardendo em seu coração, ele estava lá em Tarso cortando o tecido para a fabricação de tendas, mas estava esperando o tempo exato, o tempo de Deus. Lá na frente ele fala acerca de cortar, ele diz a Timóteo para se apresentar a Deus como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar, ou seja, preparado do tamanho certo. Gl 4.1,2 diz quem em todo o tempo que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo, mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai. Paulo fala de um menino rico, herdeiro, mas que não podia pegar naquela herança, pois era menino, tinha as coisas, possuía bens, mas era menino e menino não cuida de coisas sérias. A cultura judaica diz que o menino passa a ser adulto  entre 12 e 13 anos, quando passa por uma cerimônia chamada bar mitzvá que quer dizer filho da promessa, JESUS passou por essa cerimônia em Lc 2.42, quando seus pais sobem a Jerusalém segundo o costume da festa, e terminado aqueles dias regressam de volta para casa sem sentir falta de Jesus, passados três dias voltam à Jerusalém e o encontram em Jerusalém assentado no meio dos doutores ouvindo-os e interrogando-os e todos se maravilhavam com sua inteligência e respostas, sua mãe então chega a Ele e diz: filho por que fizeste assim conosco, teu pai e eu te procurávamos, e jesus disse: porque me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios do meu Pai, só trata de negócio do Pai quem é adulto, Jesus já era adulto naquela hora, espere o momento certo que Deus irá achar você e fazer algo grande na sua vida.

Um comentário:

  1. quanta besteira de religiosidade e legalismo. me chama no whatsapp que eu vou te ensinar a verdadeira palavra de Deus sem o véu de Moisés. 27-997113242. palavra da graça dada aos gentios pela morte de Jesus. sem fermento de fariseu

    ResponderExcluir