quinta-feira, 3 de janeiro de 2013



Posted: 02 Nov 2012 03:00 AM PDT

Foi um longo dia. Jerusalém está cheia de hóspedes para a Páscoa, muitos dos quais clamam por um vislumbre do Mestre. O sol da primavera está quente. As ruas estão secas. E os discípulos estão longe de casa. Uma esguichada de água fresca seria refrescante.
Os discípulos entram na sala, um a um, e tomam os seus lugares ao redor da mesa.
Na parede está pendurada uma toalha, e no chão há uma jarra e uma bacia. Qualquer um dos discípulos poderia voluntariar-se para o trabalho, mas ninguém o faz.
Depois de alguns momentos, Jesus se levanta e tira a sua capa. Ele enrola uma cinta usada por criados em volta da sua cintura, pega a bacia e ajoelha-se diante de um dos discípulos. Ele desamarra uma sandália, gentilmente levanta o pé, coloca-o na bacia, cobre-o com água e começa a lavá-lo. Um a um, um pé encardido após outro, Jesus vai por toda a fila.
Na época de Jesus, lavar os pés era uma tarefa reservada não apenas para os servos, mas para o servo mais inferior… Esperava-se que o servo na base da estrutura hierárquica fosse aquele a ajoelhar-se com a toalha e com a bacia.
Neste caso, aquele com a toalha e com a bacia é o rei do universo. As mãos que moldaram as estrelas agora lavam a sujeira. Os dedos que formaram as montanhas agora massageiam os dedos dos pés. E aquele diante de quem todas as nações um dia se ajoelharão agora se ajoelha diante dos seus discípulos. Horas antes da sua morte, a preocupação de Jesus é singular. Ele quer que os seus discípulos saibam o quanto ele os ama…
Você pode ter certeza de que Jesus sabe o futuro destes pés que ele está lavando. Estes vinte e quatro pés não passarão o dia seguinte seguindo o seu mestre, defendendo a sua causa. Estes pés correrão procurando proteção ao lampejo de uma espada romana. Apenas um par de pés não o abandonará no jardim. Um discípulo não o desertará no Getsêmani – Judas nem mesmo irá tão longe! Ele abandonará Jesus nessa mesma noite à mesa…
Que momento apaixonante quando Jesus silenciosamente levanta os pés do seu traidor e os lava na bacia!
Jesus sabe o que estes homens estão prestes a fazer. Ele sabe que eles estão prestes a executar o ato mais vil de suas vidas. Pela manhã eles enterrarão as suas cabeças na vergonha e olharão para os seus pés com desgosto. E quando o fizerem, ele quer que se lembrem como os seus joelhos se dobraram diante deles e que ele lavou os seus pés…
Ele perdoou o pecado deles antes mesmo que o cometessem. Ele ofereceu misericórdia antes mesmo que a buscassem.
Autor: Max Lucado
Fonte: Irmãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário